Projeto socioambiental

HISTÓRICO

Em buscas de recursos financeiros próprios, em 2007 implantou-se o Projeto Socioambiental “Criança e Presevação do Meio Ambiente, Responsabilidade da Gente”, com o objetivo de arrecadar o óleo de cozinha usado, destinando para cooperativas especializadas.

“Certo dia estava eu passeando por uma das belas praias de nosso estado, quando parei para observar como os responsáveis pelos quiosques dispensavam o óleo usado no preparo dos alimentos: enquanto alguém dispensava em um bueiro próximo, outro jogava displicente na areia da praia." - Conta Celene.
"Isso me fez pensar na reciclagem desse tipo de dejeto cotidianamente tratado de maneira tão nociva à natureza. A princípio pensei no recolhimento do mesmo para utilizá-lo na feitura de sabão em barra, mas após pesquisas sobre o assunto, observamos que não seria muito viável. Com o apoio do Laboratório Cristália, surgiu o Projeto Socioambiental “Criança e Preservação do Meio Ambiente, Responsabilidade da Gente”, que desde agosto de 2007 já recolheu muitos litros de óleo de cozinha usado, que muito provavelmente iriam terminar jogados na natureza, provocando o aquecimento global."
Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela associação às empresas recicladoras. Os recursos gerados pelo programa serão utilizados no atendimento de suas crianças.


INTRODUÇÃO

o Planeta Terra está passando por um momento crítico, levando a humanidade a escolher o que deseja para seu futuro: continuar a destruí-lo ou passar a cuidar dele.

A necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da espécie humana está despertando preocupação nas pessoas que em defesa do planeta, deverão mudar de atitudes, pois mudando de atitudes, se transformarão em cidadãos mais conscientes. Porém para isso, será preciso uma mudança fundamental de seus valores e modo de vida.

Esse é o ponto de partida para que se construa uma consciencia ambiental, garantindo que novas gerações passem a lutar por um mundo melhor e mais sustentável.


JUSTIFICATIVA

Será um processo de co-responsabilidade, em que a doação de óleo, levará a população mudar de atitude em relação ao planeta e na colaboração no atendimento das crianças.

Sabe-se que 01 litro de óleo jogado na água contamina cerca de 01 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de água de uma pessoa no período de 14 anos.

O óleo jogado no solo leva à decomposição, emitindo metano na atmosfera, sendo um dos principais gases que causam o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento da Terra.

A hábito de jogar óleo de cozinha usado na rede de esgoto causa entupimento e mau funcionamento das estações de tratamento poluindo os mananciais de água. Para a retirada desse óleo, são necessários produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba também, criando danos ao meio ambiente.

OBJETIVO

Mobilizar a população para uma conscientização ecológia e social; Desenvolver um trabalho educativo na associação e na comunidade; Comercializar o produto coletado; Buscar autorização para a abertura de pontos de coleta de óleo de cozinha, instalando bombonas nos locais autorizados; Incentivar campanhas de doaçãoes do produto na sociedade.

Como entregar esse óleo nos pontos de coleta?

Depois que o óleo esfriar, armazene em uma garrafa plástica de 2 litros e, se possível, transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor indicado para essa finalidade. Todo o recurso financeiro gerado pelo programa será utilizado pela associaçåo para o atendimento de suas crianças.

Pontos de coleta:

Loja Costa Maneira

Bar do Ademar

Escola Ativa

Escola Criança Ativa

EMEF João Simões

EMEF Izaura da Silva Vieira

EMEF Wilma de Toledo Barros Munhoz

EMEF Ponte Nova

EMEF Comendador Virgolino de Oliveira

EMEF Joaquim Vieira

EMEF Vereador José Francisco Martins

EMEF Gilmery Ulbricht

EMEF Marco A. Libano

EMEF Heitor Soares

Escola Oásis Infantil

Escola Palhacinho de Ouro

Igreja Assembleia de Deus

IMBIL - Ind. e Com. de Bombas Ita Ltda

Minasa Trading International S/A

Padaria Pão Quente

Papelaria Rispel

Supermercado Antonelli (loja 1)

Supermercado Cubatão (lojas 1 e 2)

Escola Vivência

Casa da Criança "Celencina Caldas Sarkis"

© 2017 Casa da Criança - Celencina Caldas Sarkis